Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/310
Título: Uma abordagem dos ensaios in vitro para estimar a absorção dos minerais em fórmulas infantis
Título(s) alternativo(s): An in vitro testing approach to estimate mineral absorption in infant formulas
Autor(es): Fioravant, Maria Isabel Andrekowisk; et. al.







Data do documento: 2021
Citação: Brazilian Journal Food Technology, v. 24, e2020098, 2021.
Resumo: A fórmula infantil é a opção de alimento mais recomendada quando a amamentação não é possível. Para o melhor entendimento do comportamento gastrointestinal e da absorção dos nutrientes presentes nas fórmulas infantis, realizam-se estudos que simulam os processos de digestão. Este trabalho teve como objetivo discutir a evolução das fórmulas infantis com foco na avaliação da absorção de Ca, Cu, Fe, K, Mg, Mn, P e Zn, identificando métodos disponíveis para a avaliação de bioacessibilidade e de biodisponibilidade, de forma a melhor entender a absorção desses nutrientes. Para isto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre fórmulas infantis e os métodos in vitro mais utilizados no estudo de minerais, com foco no consumo, na qualidade e nos aspectos tecnológicos. Foi constatada uma tendência mundial no aumento do consumo de fórmulas infantis e verificou-se que estudos de biodisponibilidade e bioacessibilidade de minerais, mesmo que ainda escassos, colaboram para a evolução e o desenvolvimento deste produto, visando a uma aproximação com a composição do leite materno. A pesquisa mostrou que a composição da fórmula infantil vem sendo constantemente aperfeiçoada por revisões das legislações e pela indústria, e que, para a obtenção de uma fórmula infantil com alta capacidade de absorção de nutrientes, devem ser realizados estudos de bioacessibilidade e/ou de biodisponibilidade, pois estes estudos possibilitam uma melhor compreensão da influência dos diferentes ingredientes na absorção dos nutrientes. Os estudos também mostraram que, para uma ingestão mais equilibrada, nas diferentes fases do lactente, são necessárias diferentes composições dos nutrientes nas fórmulas infantis.
URI: http://repositorio2.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/310
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos cientificos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem dos ensaios....pdf651.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.