Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/494
Título: Avaliação da degrana e rompimento de bagas da uva Niagara Rosada observada pelos consumidores
Autor(es): Gomes, Daniel
Ferraz, Antonio Carlos de Oliveira
Cipolli, Kátia M. V. A. Bittencourt







Palavras-chave: Pós-colheita
Uva para mesa
Danos mecânicos
Aparência
Data do documento: 2013
Citação: Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, Bento Gonçalves, n. 5, p. 26-33, set. 2013.
Resumo: O Estado de São Paulo é o maior produtor do Brasil de uvas Niagara Rosada. O cultivar é reconhecidamente susceptível à degrana e ao rompimento de bagas, apesar de a Instrução Normativa Nº 1, de 1° de fevereiro de 2002 do Ministério da Agricultura e Abastecimento, que estabelece limites para esses defeitos, não esclarecer as particularidades dentre as diversas espécies e cultivares de uvas de mesa e os limites de defeitos aceitos pelos consumidores. Este trabalho objetivou avaliar a percepção e aceitação do consumidor em relação a diferentes níveis de degrana e ao rompimento de bagas em cachos de uva Niagara Rosada, a fim de se estabelecer parâmetros qualitativos de aceitação desse cultivar. Foram realizadas avaliações de ordenação-preferência e intenção de compra em imagens de cachos de uva com diferentes níveis de degrana e rompimento de bagas. As avaliações foram realizadas em sala bem iluminada, de forma monádica, com 100 voluntários consumidores de uva. O experimento de ordenação revelou que o rompimento de bagas de uva foi mais notado do que a falta de bagas causadas pela degrana, e os testes de intenção de compra evidenciaram uma rejeição por cachos com mais de 5% de bagas rompidas.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/494
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da degrana e rompimento de bagas da uva....pdf355.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.