Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/524
Título: Avaliação da cristalização de mel utilizando parâmetros de cor e atividade de água
Título(s) alternativo(s): Evaluation of honey crystallization from the colour and water activity parameters
Autor(es): Kuroishi, Alini Mari, et al.







Palavras-chave: Mel
Cristalização
Cor
Temperatura
Atividade de água
Data do documento: 2012
Citação: Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 15, n. 1, p. 84-91, jan.-mar./2012.
Resumo: O mel é um dos edulcorantes mais antigos utilizados pelo homem, sendo composto principalmente de monossacarídeos, como a glicose e a frutose, responsáveis em parte pela sua cristalização. A cristalização varia segundo diversos fatores, como a concentração de açúcares, o teor de água na sua composição natural, a procedência floral do néctar, o manuseio durante seu processamento, bem como as condições de estocagem. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da temperatura e da incorporação de cristais de mel na cristalização do mel utilizando como parâmetro de acompanhamento a cor, por meio da determinação do Índice de Brancura (IB) e variação da luminosidade (ΔL*), e a atividade de água. Utilizou-se um delineamento experimental fatorial 22, tendo-se como variáveis o percentual de cristais de mel adicionado e a temperatura de armazenamento. Apenas as amostras armazenadas à temperatura de 11 e 21 °C cristalizaram, sendo mais evidente a cristalização da amostra armazenada em 11 °C, que foi adicionada de 5% de cristais de mel. O aumento da atividade de água e o aumento no Índice de Brancura (IB), assim como o ΔL*, foram correlacionados com a cristalização das amostras. A maior variação obtida para os valores de ΔL* encontram-se na região de temperatura de armazenamento de 11 °C, na qual as amostras cristalizaram mais rapidamente.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/524
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da cristalização de mel....pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.