Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/733
Título: Avaliação de estratégias de diferenciação baseadas no estudo comparativo de investimentos na produção de doce de leite
Autor(es): Gomes, Renato Abeilar Romeiro; et al.







Palavras-chave: Doce de leite
Viabilidade econômica
Diferenciação
Data do documento: 2014
Citação: Revista Informações Econômicas, São Paulo, v.44, n.3, p.5-20, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi fazer um estudo comparativo da viabilidade econômica de projetos de produção industrial de doce de leite elaborado, com formulação tradicional, formulação com fibras e formulação com extrato de café, como forma de estabelecer uma referência para o posicionamento estratégico de uma empresa no mercado, baseada na diferenciação do produto diante da concorrência. A formulação com fibras representou a alternativa de investimento em um produto funcional, com alegação de trazer benefícios para a saúde do consumidor, enquanto a formulação com extrato de café representou a alternativa de investimento em um produto com apelo sensorial diferenciado do tradicional. A decisão sobre a melhor opção de investimento levou em conta um estudo comparativo de viabilidade econômica em que as alternativas disponíveis foram avaliadas mediante a leitura dos indicadores Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Retorno do Capital (TRC) e Ponto de Equilíbrio Contábil (PE). Os resultados mostraram que as formulações com fibras e com extrato de café apresentaram um desempenho melhor do que a tradicional, indicando seus potenciais como investimento alternativo com base na estratégia de diferenciação.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/733
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação de estratégias de diferenciação baseadas no estudo....pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.