Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/781
Título: Embalagens plásticas flexíveis com menor impacto ambiental para café solúvel
Autor(es): 
Souza, Raquel Massulo
Alves, Rosa Maria Vercelino (Orientação)
Coltro, Leda (Co-orientação)






Palavras-chave: Café solúvel
Umidade
Embalagem plástica multicamada
Impacto ambiental
Reciclabilidade
Data do documento: 2022
Editor: Ital - Instituto de Tecnologia de Alimentos
Citação: Dissertação de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo: Cafés solúveis são produtos amplamente consumidos e suas embalagens necessitam de características especiais devido a sua sensibilidade ao ganho de umidade. No Brasil, além dos tradicionais potes de vidro, de plástico e latas, os cafés solúveis também são comercializados em embalagens flexíveis do tipo standup pouches. Essas estruturas multicamada, que são leves e permitem a disponibilização dos produtos em pequenas doses, são compostas por PET (poli tereftalato de etileno)/folha de Al (alumínio)/PEBD (polietileno de baixa densidade), na qual a folha de alumínio atua como barreira funcional para proteção do produto contra a entrada de umidade. Apesar da eficiência e praticidade, essas estruturas causam problemas ambientais no pós-consumo devido à dificuldade de separação dos materiais e sua incompatibilidade nas linhas de reciclagem. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar quatro opções de estruturas plásticas alternativas, sem folha de alumínio, para o acondicionamento de café solúvel quanto as suas propriedades de barreira e potencial de reciclabilidade: (1) PEBD/ PEAD (polietileno de alta densidade)/PEBD, (2) BOPP (polipropileno orientado biaxialmente)/BOPPmet (metalizado)/PP (polipropileno), (3) PET/PETmet/PEBD e (4) PET/BOPPmet/PEBD. A taxa de transmissão de vapor d`água apresentada pelos materiais foi de 0,04 g de água.m-2.dia-1 (2) até 0,37 g de água.m-2.dia-1 (4) a 25 °C/75% UR indicando que podem garantir a vida útil do produto com alto giro de mercado. A reciclagem do material alternativo 1 indicou que não gera problemas nas linhas de reciclagem de PE e os filmes reciclados apresentaram boa aparência, transparência e propriedades mecânicas. Os filmes reciclados obtidos a partir das estruturas 2, 3 e 4 não atenderam aos protocolos de reciclagem avaliados neste estudo. No entanto, os filmes reciclados das estruturas 3 e 4 apresentaram uma melhora em algumas propriedades mecânicas importantes tornando-os interessantes para algumas aplicações. As estruturas 1 e 4 apresentaram as maiores reduções dos aspectos ambientais avaliados, principalmente, potencial de aquecimento global e uso de água.
Descrição: Data da Defesa: 07/12/21 Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/781
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Raquel Souza.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.