Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/109
Título: Minerais em fórmula infantil e leite: estudo do teor total e da bioacessibilidade
Autor(es): 
Fioravanti, Maria Isabel Andrekowisk






Palavras-chave: Alimento infantil
Micronutrientes
Extração por ultrassom
Digestão in vitro
Fração bioacessível
Data do documento: 2020
Editor: ITAL
Citação: Fioravanti, Maria Isabel Andrekowisk. Minerais em fórmula infantil e leite: estudo do teor total e da bioacessibilidade.
Resumo: A fórmula infantil (FI) é o principal substituto do leite materno para crianças de 0 a 12 meses e sua ingestão de forma inadequada e deficiente pode afetar o desenvolvimento e gerar consequências ao longo da vida. Conhecer o valor total e a fração bioacessível dos nutrientes, como os minerais, presente no alimento é importante, pois estudos demonstram que apenas uma fração dos nutrientes são potencialmente bioacessíveís. A quantificação dos minerais também é importante para que os fabricantes e autoridades garantam a qualidade e segurança das FI. O objetivo deste estudo foi avaliar e validar um método de extração assistida por ultrassom para a determinação simultânea dos teores totais de Ca, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Na, P e Zn em FI por ICP OES; estabelecer as condições analíticas do método in vitro de solubilidade e dialisabilidade; determinar e avaliar os resultados de FI nacionais e internacionais, e de leites de vaca pasteurizados, em pó e UHT. Como resultado, o método de extração por ultrassom mostrou ser um método alternativo, em acordo com os princípios da “Química Verde”, barato, rápido e simples, satisfatório para as figuras de mérito seletividade, linearidade, LOD, LOQ, precisão e recuperação. Os testes para a determinação das frações solúvel e dialisada, permitiu uma etapa de overnight entre as etapas que simulam as digestões gástrica e intestinal, redução do volume de enzima pancreatina e sais biliares em relação ao volume normalmente utilizado em adultos, possibilitando a realização mais cautelosa da análise com sensibilidade, exatidão e precisão adequadas. Os resultados encontrados para as FI demonstraram que existe variação nas concentrações dos elementos entre as diferentes amostras estudadas, exceto para o Na. Ao comparar os resultados encontrados (mg ou µg /100kcal) com os valores sugeridos pelo Codex alimentarius, todos os elementos apresentaram valores dentro do estabelecido. Entre os leites de vaca e as FI foram encontradas diferenças significativas tanto para o valor total quanto para as frações bioacessíveis, reforçando a recomendação do uso de FI para crianças com menos de um ano.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/109
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maria-Isabel-Fioravanti.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.