Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/185
Título: Comportamento funcional da CMS reestruturada de tilápia híbrida vermelha
Título(s) alternativo(s): Functional behavior of the restructured red hybrid tilapia CMS
Autor(es): Haguiwara, Marcia Mayumi Harada; et. al.







Palavras-chave: Carne mecanicamente separada
Reestruturado
Força de penetração
Capacidade de retenção de água;
Ingredientes extensores
Tilápia
Data do documento: 2020
Citação: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 42759-42766, jul. 2020. Doi: 10.34117/bjdv6n7-046.
Resumo: O desenvolvimento de reestruturados de tilápia com incorporação de aditivos extensores se constitui em uma forma de aproveitamento da carne mecanicamente separada (CMS) de tilápia hibrida vermelha ainda não explorada comercialmente no Brasil. O objetivo do trabalho foi avaliar as características funcionais da CMS reestruturada por meio da interação entre os aditivos: sal, tripolifosfato, fécula de mandioca, concentrado protéico de soja, carragena e fibra vegetal. Foram avaliados o pH, a capacidade de retenção de água, a perda de peso no cozimento e a força de penetração das amostras. A CMS de tilápia híbrida vermelha é uma matériaprima com elevado teor proteico (média de 12%), elevado teor de lipídeo (média de 15%) e pode ser utilizada para elaboração de diferentes coprodutos de tilápia. O sal (0,7%) e o tripolifosfato (0,35%) são ingredientes que permitiram estabelecer coesão na CMS. A interação entre a proteína concentrada de soja (2,8%), fécula (2%), fibra (4%) e carragena (0,5%) apresentou respostas satisfatórias de rendimento, capacidade de retenção de água e força de penetração (textura) do produto reestruturado. Conclui-se que foi possível obter reestruturados com adição de 100% de CMS de tilápia híbrida vermelha com boas características de processamento, demonstrando a viabilidade de sua produção.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/185
ISSN: 2525-8761
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamento funcional da CMS.pdf407.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.