Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/210
Título: Produção e aceitabilidade sensorial de licor com teor calórico reduzido
Autor(es): Carvalho, Matheus Fortuna de
Silva, Vera Sônia Nunes da







Palavras-chave: Bebida alcoólica
Licor
Baixo teor alcoólico
Data do documento: 2018
Citação: Intellectus – Revista acadêmica digital, n. 43, v. 1, p.6-23, Out.-Dez./2017, 2018.
Resumo: Os licores são bebidas apreciadas há séculos, ao longo desse tempo sofreu algumas alterações, mas nunca deixou de agradar o paladar de grande parte da população. Com as matérias primas açúcar, álcool, água, leite em pó desnatado, xarope de glucose, aromas e corante é possível criar um licor com teor calórico reduzido seguindo a legislação vigente. Diante deste contexto, este trabalho objetivou a produção de licor de formulação de licor tradicional (LFT) e licor com formulação light (LFL) para reduzir o teor de açúcar adicionado e o teor alcoólico, com a intenção de diminuir o teor calórico e avaliar a aceitação sensorial. O teste triangular não apresentou diferença significativa entre as diferentes amostras apresentadas. Todos os parâmetros físico-químicos apresentaram diferenças estatísticas (p<0,05) com valores superiores para o LFT. Foi possível reduzir o teor alcoólico em 11,5% e a adição de açúcar em 51,8%. O objetivo do trabalho foi atingido, pois foi possível produzir uma bebida alcoólica com teor calórico reduzido em 27% sem alterar a qualidade sensorial da bebida.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/210
ISSN: 1679-8902
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUÇÃO E ACEITABILIDADE SENSORIAL DE LICOR.pdf283.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.