Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/235
Título: Viabilidade Econômica da Produção Industrial de Bebida Láctea Fermentada Simbiótica com Óleo de Cártamo
Autor(es): Vieira, Manuel Carmo; et. al.







Palavras-chave: Óleo de cártamo
Produto lácteo fermentado
Polidextrose
LActobacillus casei
Taxa interna de retorno
Data do documento: 2016
Citação: Revista Informações Econômicas, IEA- Inst. De Econ. Agrícola, São Paulo, v. 46, n. 4, p.43- 54, jul./ago. 2016.
Resumo: Neste artigo verificou-se a viabilidade econômica de uma unidade processadora de 3.000 kg/dia de bebida láctea fermentada por probiótico contendo prebiótico (simbiótica) e óleo de cártamo considerando-se valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), tempo de retorno de capital (TRC) e ponto de equilíbrio contábil (PEC), obtidos de simulação matemática dos fluxos de caixa em dez anos, com taxa mínima de atratividade de 10%. A produção industrial desta bebida pode se constituir em empreendimento economicamente viável e relativamente seguro. Contudo, deve-se considerar os fatores que podem influenciar o empreendimento como a concorrência e a estratégia de posicionamento do produto.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/235
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos cientificos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viabilidade Econômica da Produção....pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.