Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/347
Título: Desenvolvimento de leite fermentado simbiótico
Título(s) alternativo(s): Development of Symbiotic Fermented Milk
Autor(es): Marangoni Jr., Luís; et. al.







Palavras-chave: Amido resistente
Leite fermentado
Leite simbiótico
Data do documento: 2015
Editor: Revista Intellectus, Jaguariúna, v.2, n.30, p. 41-57. 2015.
Resumo: A demanda por produtos alimentícios saudáveis e nutritivos vem aumentando mundialmente, resultando em diversas pesquisas no ramo de lácteos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver três formulações de leites fermentados com e sem adição de probiótico e amido resistente (AR) sendo, F1= formulação padrão (sem probiótico e prebiótico); F2=Bifidobacterium ssp +1,5% de amido de milho (contendo 0,75% de AR) e F3=Bifidobacterium ssp + 3% de amido de milho (contendo1,5% de AR).Os produtos obtidos foram armazenados a 5°C e avaliados quanto à viabilidade das bactérias probióticas e ao teor de AR durante os 28 dias de armazenagem. Foram realizados testes sensoriais de aceitação e intenção de compra. Os resultados mostraram que a viabilidade da cultura probiótica nos leites fermentados se manteve dentro do limite proposto pela legislação brasileira para alimentos com alegação de propriedades funcionais,com valores de 107 UFC.mL-1. As formulações com adição de AR não aumentaram a viabilidade das Bifidobactérias. O emprego de AR nas formulações F2e F3 atende à legislação para alegação de propriedades funcionais. A análise sensorial mostrou que as formulações F1 e F2 não diferiram significativamente em relação aos atributos avaliados. Os resultados demonstram grande potencial para a produção de leites fermentados simbióticos.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/347
ISSN: 1679-8902
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos cientificos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de leite....pdf328.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.