Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/352
Título: Potencial da tilápia-do-nilo para processamento em conserva
Autor(es): Gonçalves, José Ricardo
Tachibana, Leonardo
Haguiwara, Márcia M. H.







Palavras-chave: Depuração
Off-flavor
Métodos de insensibilização
Rendimento de processo
Processamento térmico
Data do documento: 2015
Citação: Boletim CEPPA - Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, Curitiba, v. 33, n. 1, p. 1-13, jan-jun. 2015. (ISSN 1983-9774)
Resumo: A tilápia é um peixe magro de carne branca e com alto teor de proteína. É uma matéria-prima com potencial para o desenvolvimento de produtos de pescado prontos para consumo, tanto para o mercado doméstico como para o mercado internacional. Esse artigo de revisão aborda os principais aspectos do processamento de pescado em conserva, desde a recepção da matéria-prima até o armazenamento do produto fi nal. Destaque foi dado para a evolução da produção nacional de tilápia-do-nilo e sua qualidade para o processamento em conserva, considerando os métodos de insensibilização, problemas com off -fl avor e o processamento térmico. Analisando-se os conhecimentos tecnológicos existentes conclui-se que há elementos para o desenvolvimento de pesquisas com resultados promissores.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/352
ISSN: 1983-9774
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencial da tilápia-do-nilo....pdf562.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.