Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/438
Título: Impacto da rotulagem orgânica na aceitação sensorial de balas de goma
Título(s) alternativo(s): IMPACT OF ORGANIC LABELING ON THE SENSORY ACCEPTANCE OF JELLY BEANS
Autor(es): Queiroz, Guilherme de Castilho; et al.







Palavras-chave: Açúcar
Morango
Data do documento: 2020
Citação: Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada. Guarulhos (SP). V. 4., N. 1., p.20-29. 2020.
Resumo: Há um crescente mercado mundial para produtos mais sustentáveis, uma vez que existe uma tendência por parte da população em manter a aquisição e consumo desses alimentos em relação aos convencionais. Têm sido observados sinais que evidenciam uma mudança de hábito alimentar no mundo, na direção de uma maior demanda por produtos orgânicos. O sistema de produção orgânico visa a produção de alimentos ecologicamente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos. No presente trabalho foram desenvolvidas três balas de goma um padrão, utilizando xarope de milho brasileiro convencional, uma utilizando xarope de milho brasileiro livre de organismos geneticamente modificados (GMO free) e, outra utilizando xarope de arroz orgânico importado do Paquistão, todas com inserção de morango orgânico não comercial como ingrediente natural para coloração e sabor. O objetivo foi analisar as balas de goma sensorialmente e avaliar o impacto de uma rotulagem orgânica na sua percepção de sabor. Para tal, a análise foi realizada em duas etapas, através de um teste cego e outro com a informação da rotulagem Orgânica e GMO free. A análise sensorial evidenciou um aumento significativo na impressão global da qualidade sensorial dos consumidores de balas de goma após a apresentação da rotulagem Orgânica e GMO free.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/438
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impacto da rotulagem orgânica... 2020.pdf721.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.