Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/471
Título: Análise descritiva quantitativa de Buttermilk probiotico
Autor(es): Antunes, Adriane Elisabete Costa







Palavras-chave: Bebida láctea fermentada
B. animalis
Análise sensorial
Data do documento: 2012
Citação: Alim. Nutr., Araraquara, v.23, n.4, p.619-629, out./dez. 2012.
Resumo: O buttermilk é uma bebida produzida a partir da fermentação do leitelho ou do leite, empregando-se Culturas Aromáticas Mesofílicas. Esse produto pode representar um novo veículo para culturas probióticas e conquistar nicho de mercado no Brasil. Objetivou-se no presente trabalho determinar o perfi l sensorial de amostras de buttermilk probiótico sabor morango adoçadas com sacarose ou sucralose em comparação com iogurte light comercial empregando-se Análise Descritiva Quantitativa. O produto foi avaliado por análises microbiológicas, físico-químicas e de viscosidade, caracterizando-se como produto seguro do ponto de vista microbiológico, com baixo teor de lipídios e pouco viscoso. A amostra de buttermilk com sucralose diferiu da amostra com sacarose (p<0,05) por apresentar sabor residual de edulcorante e maior intensidade de doçura. Ambas as amostras de buttermilk caracterizaram-se por possuir sabor amanteigado, sensação de picância e de efervescência, que são características típicas do produto e o diferenciaram do iogurte comercial. A contagem de Bifi dobacterium animalis no produto fi nal foi de 8,5 log UFC/mL, estando acima do limite mínimo estabelecido na legislação brasileira para alimentos funcionais.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/471
ISSN: 0103-4235
2179-4448 on line
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise descritiva quantitativa de Buttermilk....pdf193.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.