Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/515
Título: Atividade hipoglicemiante e antioxidante de peptídeos de colágeno hidrolisado de diferentes espécies
Autor(es): Gaspardi, Ana Laís Andrade
Pacheco, Maria Teresa Bertoldo (Orientador)
Pós-graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos
Palavras-chave: Atividade antioxidante
Atividade hipoglicemiante
Proteção ao DNA
Peptídeos bioativos
Data do documento: 2021
Editor: Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)
Resumo: Peptídeos obtidos de hidrolisados proteicos têm recebido especial atenção da área científica pela capacidade de modularem algumas atividades biológicas, destacando-se os peptídeos provenientes de hidrolisado do colágeno. Estudos relataram que os peptídeos resultantes da quebra do colágeno, oriundo de fontes diversas, podem apresentar propriedades antioxidante, anti-hipertensiva, antitrombótica, anti-ulcerativa, cicatrizantes e efeitos osteoprotetores. O objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar o potencial biológico de colágenos comerciais provenientes de diferentes matrizes bovino (HB), pescado (HP) e suíno (HS), em relação às atividades antioxidante e hipoglicemiante. Todas as amostras apresentaram porcentagem superior a 90% para o teor de proteína, além disso apresentaram em média 7% de umidade, ≤1% de cinzas e elevado teor dos aminoácidos Gly, Pro e Hyp, responsáveis pela estrutura específica do colágeno. A presença do aminoácido livre tirosina (Tyr) foi superior no PH, podendo ser responsável pelo potencial antioxidante. Com relação ao grau de hidrólise (GH) foi observado que a amostra BH apresentou maior GH (8,7%), o que corrobora com a maior porcentagem de peptídeos menores do que 2 kDa (74,1%). Todos os colágenos analisados apresentaram inibição das enzimas gastrointestinais (α-amilase e α-glicosidase) pelo estudo in vitro, assim pode-se concluir que apresentam potencial para prevenir a doença diabetes Mellitus, sendo resultado inédito na literatura. Das técnicas utilizadas para as atividades antioxidantes, ORAC e sequestro do radical ABTS foi mais expressivo o PH que apresentou 67,08 e 65,69 (μmol Trolox Eq./g), respectivamente. A análise de proteção ao DNA pela primeira vez foi analisada para os peptídeos de colágeno hidrolisado, sendo que FH apresentou ação antioxidante protetora ao DNA- supercoiled tanto na presença (39,51%) como na ausência do AAPH (reagente oxidante dicloreto de 2,2'-azobis(2-amidinopropano), sendo a proteção de 96,36%. Os resultados confirmaram que a fonte do colágeno nativo pode influenciar nas funcionalidade bioativa dos peptídeos de colágenos hidrolisados, provavelmente devido a sua composição e sequência aminoacídica.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/515
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Lais G. Andrade.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.