Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/556
Título: Estabilidade de extrato de tomate em embalagens metálicas com baixo revestimento de estanho
Título(s) alternativo(s): Stability of canned tomato concentrate in metal packaging with reduced tin layer
Autor(es): Dantas, Sílvia Tondella; et al.







Palavras-chave: Lata de folha de flandres
Camada de estanho
Extrato de tomate
Ferro
Estanho
Cromo
Data do documento: 2012
Citação: Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 15, n. 3, p. 228-236, jul.-set./2012.
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de latas de três peças eletrossoldadas, com corpo produzido em folha de flandres com camada de estanho de 2,0 g.m–2 no lado interno, contendo 350 g de extrato de tomate; o material dessa lata é uma alternativa à folha comumente utilizada no Brasil para acondicionamento de extrato de tomate, com 2,8 g de Sn.m–². As latas contendo o produto foram condicionadas a 35 °C pelo período de 24 meses. Durante a estocagem, foram realizadas avaliações periódicas, incluindo determinações de estanho, ferro e cromo no alimento, pressão interna, composição gasosa do espaço livre e avaliação da aparência da superfície interna da embalagem, com o objetivo de se verificar a interação embalagem-alimento. Após o período estudado, pôde-se concluir que essa embalagem é uma opção viável para 13 meses de estocagem do produto, à temperatura ambiente de até 35 °C.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/556
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estabilidade de extrato de tomate....pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.