Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/599
Título: Estudo do grau de importância e da aceitabilidade de amostras de leite com defeitos de sabor
Autor(es): Garcia, A. O.; et al.







Palavras-chave: Defeitos de sabor do leite
Aceitabilidade
Grau de importância
Consumidor
Data do documento: 2011
Citação: Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, p. 91-97, 2011. DOI: 10.4260/BJFT201114E000111.
Resumo: Este trabalho avaliou a aceitabilidade de amostras de leite com defeitos de sabor e grau de importância da ausência de grupos de determinados defeitos de sabor ao julgar a qualidade do leite. Trinta consumidores avaliaram as amostras com defeitos de sabor, utilizando escala hedônica para aceitação global e sabor. Cento e dois consumidores responderam a um questionário de escala de grau de importância à ausência de grupos com defeitos de sabor de leite quando considerada a qualidade. Os resultados mostram que é possível dividir os defeitos de sabor em quatro grupos quanto à aceitabilidade. Ambos os estudos mostraram que os defeitos de sabor ranço, oxidado por luz e oxidado por metal são percebidos como de baixa aceitabilidade e muito alta importância. Na avaliação sensorial, o leite com defeito de sabor salgado apresentou baixa aceitabilidade e na avaliação do grau de importância foi considerado de alta importância. De modo inverso, na avaliação sensorial do sabor ácido houve boa aceitabilidade e na avaliação do grau de importância foi considerado de muito alta importância, provavelmente devido a experiências anteriores dos consumidores.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/599
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo do grau de importância....pdf410.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.