Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/600
Título: Alimento para fins especiais: ingredientes, elaboração e aglomeração
Título(s) alternativo(s): Food for special needs: ingredients, development and agglomeration
Autor(es): Azevedo, Luciana; et al.
Vissotto, Fernanda Zaratini







Palavras-chave: Dieta enteral
Dietas
Nutrição enteral
Pós para preparo de alimentos
Data do documento: 2011
Citação: Braz. J. Nutr., São Paulo, v.24, n.2, p.315-322, 2011.
Resumo: Objetivo Desenvolver uma dieta enteral nutricionalmente completa, com condições ajustadas de aglomeração, visando contemplar as características físicas e químicas desejadas para esse alimento especial. Métodos Como ingredientes foram utilizados maltodextrina, óleo de canola, triglicerídios de cadeia média, goma acácia, inulina e frutooligossacarídeos, proteínas do soro de leite, isolado proteico de soja, vitaminas e minerais. Após os ajustes das quantidades e proporções dos ingredientes, a formulação foi aglomerada e submetida às análises de composição centesimal, molhabilidade, densidade aparente, atividade de água, viscosidade e cor. Resultados Obteve-se uma fórmula contendo 1kcal.mL-1, normoproteica (3,9g.100mL-1) e normolipídica (3,9g.100mL-1). Após a aglomeração da dieta, observaram-se os seguintes resultados: molhabilidade de 0,262g.s-1, densidade aparente de 0,317g.cm-3 e atividade de água de 0,393. A análise de cor indicou redução da luminosidade e aumento dos parâmetros de cor a* e b*, apresentando leve variação para o vermelho e forte presença do amarelo. Conclusão Os ingredientes empregados, e suas respectivas proporções, bem como o processo de aglomeração, possibilitaram a obtenção de um alimento para fins especiais com propriedades bioativas. O processo de aglomeração possibilitou uma dieta de fácil reconstituição e utilização através de sondas, facilitando a infusão e, consequentemente, a diminuição de intercorrências.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/600
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alimentos para fins especiais....pdf324.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.