Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/628
Título: Produção de doce de leite tradicional, light e diet: estudo comparativo de custos e viabilidade econômica
Autor(es): Vieira, Manuel Carmo
Gallina, Darlila Aparecida
Cavichiolo, José Roberto
Gomes, Renato Abeilar Romeiro
Fachini, Cristina
Zacarchenco, Patrícia Blumer de Sá







Palavras-chave: Doce de leite
Diet
Light
Viabilidade econômica
Economia
Data do documento: 2011
Citação: Rev. Informações Econômicas, São Paulo, v. 41, n.10, p.15-27, out/2011.
Resumo: O doce de leite é um produto típico da América Latina, produzido e consumido em grande escala no Brasil e na Argentina. É basicamente um produto resultante da cocção do leite com açúcar até a concentração e caramelização desejada, cuja produção no Brasil encontra-se ao redor de 34.000 t/ano. Atualmente, existe uma grande diversificação de produtos diet e light, que atendem a uma população estimada em 30 milhões de pessoas, composta, em sua maioria, por diabéticos, obesos, hipertensos, hiperlipidêmicos, hipercolesterômicos e por consumidores que desejam manter o peso, uma boa condição de saúde e uma boa aparência física. Este trabalho fez um estudo comparativo da viabilidade econômica de três projetos para a instalação de uma linha de produção de doce de leite, aplicável a uma unidade agroindustrial de pequeno porte, com capacidade de processamento de 3.000 l de leite diários. Neste estudo, utilizaram-se os métodos de Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento para validar economicamente tecnologias desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (Tecnolat) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas, Estado de São Paulo. Os indicadores econômicos e financeiros de rentabilidade apontaram como economicamente viáveis a implantação de unidades agroindustriais para a produção do doce de leite light com menos 58% de gordura, com uma taxa interna de retorno (TIR) de 46,17%, seguido pelo doce de leite diet, com uma taxa de 22,40%, e do doce de leite tradicional com 17,19%.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/628
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de doce de leite tradicional....pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.