Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/646
Título: Avaliação de linhas de beneficiamento e impactos de queda na qualidade de caqui ‘Rama Forte’
Autor(es): Valentini, S. R. T.; et al.







Palavras-chave: Diospyros kaki L.
Esfera instrumentada
Aceleração (G)
Danos físicos
Data do documento: 2010
Citação: Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 29, n. 4, p. 642-655, out/dez 2009.
Resumo: O manuseio inadequado e excessivo de frutas e de hortaliças causa alta incidência de danos físicos e, consequentemente, perdas pós-colheita. O objetivo deste trabalho foi avaliar a magnitude de impacto em linhas de beneficiamento e classificação para caqui “Rama Forte” e determinar, em laboratório, seus limites de impactos. Para a avaliação dos pontos críticos, foi utilizada uma esfera instrumentada de 76 mm de diâmetro (Techmark, Inc., Lansing, EUA), que registrou a magnitude dos impactos em sete equipamentos distintos de quatro unidades de beneficiamento. A determinação de danos físicos foi feita em testes laboratoriais, nos quais a queda dos frutos foi relacionada com a magnitude de impacto, incidência de danos físicos e perdas na qualidade do fruto. Nas linhas de beneficiamento, os valores de impactos encontrados variaram de 21 a 87 G nos pontos de transferência, e a maioria dos impactos registrados (acima de 94%) durante a passagem pela linha foram de valores de até 50 G. Alturas de queda a partir de 20 cm causaram aumento na perda de massa do caqui no sexto dia de armazenamento, em temperatura ambiente. As quedas de 20 e 30 cm causaram maior escurecimento da casca (menores valores de L), associada à redução da intensidade da cor (chroma). O impacto não causou efeito nas características químicas da polpa do fruto.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/646
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação de linhas de beneficiamento e impactos de queda....pdf699.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.