Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/674
Título: Análise fuzzy do efeito da composição de solução osmótica nas propriedades de tomates
Autor(es): Veiga, N. S.; et al.







Palavras-chave: Sistemas de suporte a decisão
Tomates
Teoria fuzzy
Secagem osmótica
Data do documento: 2010
Citação: Revista Biomatemática, Campinas, v. 20, p. 11-23, 2010.
Resumo: Este trabalho mostra a comparação dos resultados obtidos pelo uso de duas metodologias empregadas para o suporte à decisão na implementação de tratamentos de produtos agrícolas após a colheita, com o objetivo especifico de assegurar a qualidade e conservação de tomates submetidos ao processo de secagem osmótica. Os resultados previamente difundidos foram obtidos pelo uso da metodologia de superfície de resposta, segundo o software Statistica, e a comparação é realizada com os obtidos do uso da teoria dos conjuntos fuzzy, segundo o toolbox do MATLABr. Foi analisado o efeito da composição de duas variáveis independentes que caracterizam a solução osmótica: sal e ácido cítrico, em uma das variáveis dependentes que quantificam propriedades dos tomates como a perda percentual de massa, a incorporação percentual de sólidos e a variação percentual no teor de sólidos solúveis. Os resultados obtidos da compara»c~ao referida mostram concordância, o que revela o uso da teoria dos conjuntos fuzzy como uma ferramenta útil e de fácil uso para o processo de decisão para a implementa»c~ao de tratamentos de produtos agrícolas aptos a colheita.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/674
ISSN: 1679-365X
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise fuzzy do efeito da composição da solução....pdf816.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.