Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/692
Título: Avaliação da estabilidade de geléias ‘light’ de morango e de goiaba
Título(s) alternativo(s): EVALUATION OF LIGHT STRAWBERRY AND GUAVA JELLIES STABILITY
Autor(es): Moura, S. C. S. R.; et al.







Palavras-chave: Geléia Light
Vida-de-prateleira
Análise sensorial
Data do documento: 2010
Citação: BioEng., Campinas, v. 3, n. 2, p. 99-110, maio-agosto/2010.
Resumo: O objetivo do estudo foi a avaliação da estabilidade de geléias de morango e goiaba light, armazenadas em potes de vidro transparente de 240g. Para tanto, duas formulações foram elaboradas (1 de morango e 1 de goiaba) em planta piloto (tacho aberto a vapor) e caracterizadas quanto ao pH, sólidos solúveis, atividade de água e sinérese. Para acompanhamento da estabilidade as amostras permaneceram armazenadas durante 180 dias em câmaras com temperaturas controladas de 10°C (controle) e 25°C (comercial), na ausência de luz, e a cada 30 dias foram realizadas análises sensoriais dos atributos aparência geral, cor, aroma, textura e sabor, durante 180 dias, em intervalos de 30 dias. Os resultados mais relevantes foram que as amostras armazenadas a 25ºC sofreram maior queda na qualidade, principalmente dos atributos aparência, cor e aroma. A vida-de-prateleira estimada para as amostras de geléia light de morango e de goiaba foi de 5 a 7 meses.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/692
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da estabilidade de geléias ‘light’....pdf71.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.