Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/812
Título: Quem é o consumidor Plant-Based? Um estudo exploratório sobre os consumidores e as expectativas.
Who is the Plant-Based consumer? An exploratory study on consumers and expectations
¿Quién es el consumidor Plant-Based? Un estudio exploratorio sobre los consumidores y sus expectativas
Autor(es): Andrade, Tiago Negrão de
Ramirez, Bruna Fernanda Damasceno
Camargo, Gisele Anne
Pacheco, Maria Teresa Bertoldo
Palavras-chave: Consumidor Plant-based
Dietas Baseadas em Plantas
Análogos Proteicos
Percepção Sensorial
Sustentabilidade Alimentar
Plant-based Consumer
Plant-Based Diets
Protein Analogs
Sensory Perception
Food Sustainability
Dietas Basadas en Plantas
Percepción Sensorial
Sostenibilidad Alimentaria
Data do documento: 2024
Editor: Observatório de La Economia Latinoamericana
Resumo: O estudo visa aprofundar o entendimento do conceito "plant-based" em múltiplas áreas do conhecimento, evidenciando uma lacuna na literatura quanto à definição e ao mapeamento da evolução e categorias associadas a esse termo em pesquisas acadêmicas. Por meio de uma revisão bibliográfica, analisa-se o comportamento, as expectativas e as preferências de consumidores de dietas baseadas em plantas, incluindo veganos, vegetarianos, flexitarianos e onívoros. Destaca-se a diversidade de perfis e os benefícios à saúde e prevenção de doenças crônicas vinculados a essas dietas. Salienta-se a necessidade de melhorar as qualidades sensoriais e nutricionais de produtos plant-based industrializados, muitos dos quais são vistos pelos consumidores ultraprocessados. O estudo aborda desafios como a neofobia alimentar e a variação na aceitação de inovações, como carne cultivada, influenciados pela percepção de naturalidade e pela confiança na indústria. Como resposta, a indústria adapta-se, desenvolvendo produtos que atendem às tendências de consumo plant-based, com ênfase em ciência sensorial e nutrição. A pesquisa sublinha a importância de compreender as motivações e preferências dos consumidores para promover a adoção de dietas sustentáveis e saudáveis.
The study aims to deepen the understanding of the "plant-based" concept across multiple knowledge areas, highlighting a gap in the literature regarding the definition and mapping of the evolution and associated categories of this term in academic research. Through a literature review, the study analyzes the behavior, expectations, and preferences of plant-based diet consumers, including vegans, vegetarians, flexitarians, and omnivores. It emphasizes the diversityof profiles and the health benefits and prevention of chronic diseases linked to these diets. The need to improve the sensory and nutritional qualities of industrialized plant-based products is highlighted, many of which are perceived by consumers as highly processed. The study addresses challenges such as food neophobia and variation in the acceptance of innovations, such as cultured meat, influenced by perceptions of naturalness and trust in the industry. In response, the industry adapts by developing products that cater to plant-based consumption trends, with an emphasis on sensory science and nutrition. The research underscores the importance of understanding consumer motivations and preferences to promote the adoption of sustainable and healthy diets.
El estudio tiene como objetivo profundizar en la comprensión del concepto "plant-based" en múltiples áreas del conocimiento, evidenciandouna laguna en la literatura en cuanto a la definición y el mapeo de la evolución y categorías asociadas a este término en investigaciones académicas. A través de una revisión bibliográfica, se analiza el comportamiento, las expectativas y las preferenciasde los consumidores de dietas basadas en plantas, incluyendo veganos, vegetarianos, flexitarianos y omnívoros. Se destaca la diversidad de perfiles y los beneficios para la salud y la prevención de enfermedades crónicas vinculados a estas dietas. Se subraya la necesidad de mejorar las cualidades sensoriales y nutricionales de los productos plant-based industrializados, muchos de los cuales son vistos por los consumidores como ultraprocesados. El estudio aborda desafíos como la neofobia alimentaria y la variación en la aceptación de innovaciones, como la carne cultivada, influenciados por la percepción de naturalidad y la confianza en la industria. En respuesta, la industria se adapta, desarrollando productos que atienden a las tendencias de consumo plant-based, con énfasis en ciencia sensorial y nutrición. La investigación subraya la importancia de comprender las motivaciones y preferencias de los consumidores para promover la adopción de dietas sostenibles y saludables.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/812
ISSN: 1696-8352
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vista do Quem é o consumidor Plant-Based_ Um estudo exploratório sobre os consumidores e as expectativas.pdf9.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.