Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/659
Título: Avaliação de latas de folha de flandres para acondicionamento de leite condensado
Autor(es): Dantas, Sílvia Tondella; et al.







Palavras-chave: Folha de flandres
Interação
Leite condensado
Metais
Data do documento: 2010
Citação: Braz. J. Food Technology, Campinas, v.13, n.1, p.52-59, 2010.
Resumo: Neste trabalho, dois tipos de latas de folha de flandres foram avaliados: uma revestida internamente com verniz epóxi-fenólico (lata CV) e outra sem revestimento interno (lata SV), sendo ambas revestidas com baixa estanhagem, isto é, 2,0 g de Sn.m–², alternativas às folhas comumente utilizadas para acondicionamento de 395 g de leite condensado, que possuem 2,8 g de Sn.m–². Os dois tipos de latas contendo o produto foram condicionados a 35 °C durante 450 dias e a 40 °C durante 180 dias (estudo acelerado). Durante a estocagem foram realizadas avaliações periódicas de determinações de metais, pressão interna e composição gasosa, com o objetivo de se verificar a interação embalagem/alimento. Após o período estudado pôde-se concluir que é possível utilizar latas de folha de flandres com revestimento de estanho de 2,0 g.m–², desde que haja envernizamento interno para minimização da interação entre o material metálico e o alimento.
URI: http://repositorio.ital.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/659
Outros identificadores: 
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação de latas de folha-de-flandres....pdf930.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.